Tipo de obra audiovisual similar à telenovela, mas com características próprias das séries, como a trama fechada, escrita e gravada inteiramente antes da estreia, e a curta duração, em torno de 50 episódios.
“A plataforma HBO Max, que reúne nos seus bastidores nomes experientes do mundo da teledramaturgia, como são os casos de Monica Albuquerque e Silvio de Abreu, ambos ex-Globo, se prepara para gravar sua primeira telessérie, escrita por Raphael Montes e que terá a direção-geral de Joana Jabace. Montes promete uma trama com muito suspense, emoção e surpresas, ‘com a força do melodrama, mas com ritmo de série’. Entre outros trabalhos, ele possui no currículo ‘Romance Policial: Espinosa’, ‘Bom Dia, Verônica’ ‘A Menina que Matou os Pais’ e ‘O Menino que Matou Meus Pais’. As gravações terão início no segundo semestre e é até natural que a busca por elenco comece imediatamente. A HBO Max planeja uma estrutura de produção contínua de telesséries – um híbrido entre a série e a novela. Terá, no máximo, sessenta capítulos, mas pretende se valer de alguns elementos de folhetim. Ao mesmo tempo, promete um aprofundamento das tramas típico das séries norte-americanas.”1
“Quando Silvio de Abreu assumiu o comando do núcleo de telesséries da HBO Max, o veterano autor explicou que o formato tem esse nome porque será um híbrido de telenovela e série. De série, terá o número de capítulos reduzidos, a agilidade da narrativa e mais profundidade na trama. Já da novela, o formato agrega o melodrama típico de um bom folhetim. Ou seja, na prática, telessérie nada mais é que uma novela curta, de cerca de 60 capítulos. Analisando a sinopse de Segundas Intenções, fica claro que a ideia é, sim, fazer uma novela. De acordo com o comunicado da HBO Max, a trama gira em torno de Sofia, que terá sua vida e a vida de sua família arruinada pela vilã Lola, papel de Camila Pitanga. A moça, então, se dedica a um plano de vingança contra quem lhe fez mal. Segundas Intenções terá o mundo da beleza como pano de fundo. Ou seja, a primeira telessérie da HBO Max trará uma das tramas mais utilizadas dos folhetins: a vingança. Tramas como O Outro Lado do Paraíso (2018), Insensato Coração (2011) ou a clássica Avenida Brasil (2012), entre tantas outras, bebem desta fonte, que tem em O Conde de Monte Cristo sua maior inspiração.”2
“Desde que os serviços de streaming chegaram ao Brasil, um tema parece onipresente na discussão: a produção de novelas para as plataformas. A Globoplay, com Verdades Secretas 2, tomou a dianteira do processo, porém, nos últimos dias, Netflix e HBO Max começaram a se posicionar. E, para isso, têm apostado em um novo formato: telesséries. ‘As telesséries são um formato híbrido de narrativa, que busca combinar a base do melodrama tradicional (que faz muito sucesso na América Latina) com o ritmo das séries que o público da plataforma se acostumou a consumir. São obras fechadas [totalmente escritas antes de gravar], com cerca de 50 capítulos e que pretendem trazer uma modernização do gênero folhetinesco’, contou Mônica Albuquerque, head de Talentos Artísticos da WarnerMedia Latin America. Durante o evento Mais Brasil na Tela, realizado nessa terça-feira (23/11), a Netflix confirmou que está produzindo telesséries para o Brasil. ‘A gente não vai fazer a novela clássica que dura o ano inteiro, que tem um encontro marcado todos os dias, escrita como um livro aberto, que sente a reação do público. Será uma obra fechada’, antecipou Elisabetta Zenatti, nova chefe de conteúdo do streaming.”3
“As duas recentes maiores apostas da Globo na teledramaturgia adotaram o modelo de obra fechada. Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor! estrearam com todos os capítulos gravados, mudanças impostas pelas dificuldades de gravação durante a pandemia. A se basear pela arrancada, ambas as obras tiveram desempenho ruim na audiência. Um dos pontos apontados por especialistas do setor é que as novelas estão sofrendo por conta da grade: ao serem exibidas diariamente, em um horário fixo, não estariam conseguindo prender a atenção do público, cada vez mais acostumado com o modelo sob demanda dos streamings. Atenta a esse movimento do público, Mônica Albuquerque avalia que as telesséries do streaming terão que priorizar essa liberdade do público. ‘A flexibilidade e comodidade que o streaming proporciona estão diretamente ligadas ao ritmo e estilo de vida que observamos atualmente, onde a conveniência é justamente ter o conteúdo on demand onde e quando quisermos. Acreditamos que é exatamente aí que a proposta das telesséries pode aprimorar a experiência do telespectador’, acredita a executiva.”4
“Batizado de telessérie, ele [o formato] é cria de uma disputa entre a linguagem da TV tradicional e as revoluções trazidas com o sob demanda, que nos últimos anos tem provocado debates sobre o futuro do audiovisual especialmente no Brasil, onde as novelas, tão clássicas e particulares, estão arraigadas na cultura local. ‘Existe uma mudança na maneira de o público consumir conteúdo, e isso por mil questões, não só pelo streaming. Mas ao mesmo tempo existem estudos que apontam para uma volta do melodrama. As últimas grandes séries de sucesso no mundo bebem do melodrama, tratam de questões de amor, dinheiro e morte’, diz [Raphael] Montes, que tem Succession e Euphoria como referências em sua carreira de roteirista. ‘Para o público da América Latina, a telessérie é o meio do caminho ideal, porque traz os conflitos dos folhetins e, ao mesmo tempo, uma certa agilidade. É um formato que pode ser a resposta para o futuro da teledramaturgia no Brasil. Muito se fala sobre o fim das novelas, mas eu prefiro pensar que elas vão mudar, não acabar.’”5
1 RICCO, Flavio. HBO Max se prepara para gravar primeira telessérie. R7, 9 jan. 2022. Entretenimento. Disponível em: https://entretenimento.r7.com/prisma/flavio-ricco/hbo-max-se-prepara-par.... Acesso em: 18 abr. 2022.
2 SANTANA, André. Primeira telessérie da HBO Max é “novelão clássico”. Observatório da TV, 5 mar. 2022. Colunas. Disponível em: https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/andre-santana/primeira-telesserie-da-hbo-max-e-novelao-classico. Acesso em: 18 abr. 2022.
3 PRISCO, Luiz; BITTENCOURT, Carla. Streamings modernizam novelas e investem nas telesséries: entenda. Metrópoles, 27 nov. 2021. O Melhor da TV. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/o-melhor-da-tv/streamings-modernizam-.... Acesso em: 18 abr. 2022.
4 Idem, ibidem.
5 SANCHEZ, Leonardo. HBO Max entra na onda de novelas para o streaming e terá Camila Pitanga vilã. Folha de S.Paulo, 14 mar. 2022. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/03/hbo-max-entra-na-onda-de.... Acesso em: 24 abr. 2022.